domingo, 18 de novembro de 2012

DEFINIÇÃO DE ALCOOLISMO


IMAGENS



IMAGEM


DESCOBERTAS RECENTES DA AÇÃO DA MACONHA NO CÉREBRO...


ÁLCOOL E COCAÍNA


A ERVA MALDITA


MACONHA FAZ MAL, SIM


O atual liberalismo em torno do consumo da droga está em descompasso com as pesquisas médicas mais recentes. As sequelas cerebrais são duradouras, sobretudo quando o uso se dá na adolescência

Hoje ainda, até o fim do dia, 1 milhão de brasileiros terão fumado maconha. A maioria dessas pessoas está plenamente convencida de que a droga não faz mal. Elas conseguem trabalhar, estudar, namorar, dirigir, ler um livro, cuidar dos filhos…
A folha seca e as flores de Cannabis são consumidas agora com uma naturalidade tal que nem parece ser um comportamento definido como crime pela lei penal brasileira. O aroma penetrante inconfundível permeia o ar nas baladas, nas áreas de lazer dos condomínios fechados, nos carros, nas imediações das escolas.
A maconha, que em outros tempos já foi chamada de “erva maldita”, agora ganhou uma aura inocente de produto orgânico e muitos de seus usuários acendem os “baseados” como se isso fosse parte de um ritual de comunhão com a natureza, uma militância espiritual de sintonia com o cosmo.

Tolerância cada vez maior com o consumo
Há uma gigantesca onda de tolerância com esse vício. Nos Estados Unidos, dezessete Estados já regulamentaram seu uso medicinal. No dia 6 passado, os Estados de Washington e Colorado realizaram plebiscitos sobre a legalização e o eleitorado aprovou. No Uruguai, o presidente José Mujica pretende estatizar a produção e a distribuição da droga.
Em maio deste ano, no Brasil, sob o argumento do direito à liberdade de expressão, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a marcha da maconha – desde, é claro, que ela não fosse consumida pelos manifestantes.
Em um de seus shows, em janeiro, Rita Lee causou tumulto ao interromper a apresentação em Sergipe para interpelar os policiais que tentavam reprimir o fumacê na plateia: “Este show é meu. Não é de vocês. Por que isso? Não pode ser por causa de um baseadinho. Cadê um baseadinho pra eu fumar aqui?”.
Na contramão da liberalidade oficial, legal e até social com o uso da maconha, a ciência médica vem produzindo provas cada dia mais eloquentes de que a fumaça da maconha faz muito mal para a saúde do usuário crônico – quem fuma no mínimo um cigarro por semana durante um ano.

Não faz menos mal do que álcool ou cigarro
Fumar na adolescência, então, é um hábito que pode ter consequências funestas para o resto da vida da pessoa. Aqueles cartazes das marchas que afirmam que “maconha faz menos mal do que álcool e cigarro” são fruto de percepções disseminadas por usuários, e não o resultado de pesquisas científicas incontrastáveis.
Maconha não faz menos mal do que álcool ou cigarro. Cada um desses vícios agride o organismo a sua maneira, mas, ao contrário do que ocorre com a maconha, ninguém sai em passeata defendendo o alcoolismo ou o tabagismo.
Diz um dos mais respeitados estudiosos do assunto, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo: “Encarar o uso da maconha com leniência é uma tese equivocada, arcaica e perigosa”.

sábado, 20 de outubro de 2012

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

Não existe cura para o alcoolismo, como em qualquer outro caso de dependência química. O que existe é tratamento. Conheça todos os tipos existentes e quais são seus procedimentos e quais são os mais indicados para cada perfil de paciente.

Na grande maioria dos casos, o próprio paciente não consegue perceber o quanto está envolvido com a bebida, tendendo a negar o uso ou mesmo a sua dependência pela mesma.

Nestes casos, pode-se começar o tratamento ajudando o paciente a reconhecer seu problema e a necessidade de tratar-se e de tentar abster-se do álcool. A indicação de internação, pelo menos como fase inicial de desintoxicação, costuma ser a regra. Existem muitas evidências de que os tratamentos comportamentais cognitivos que objetivam a melhora do autocontrole e das habilidades sociais levam consistentemente à redução do alcoolismo.

Entre as formas de tratamento mais indicadas, estão os programas baseados nos 12 passos (Alcoólicos Anônimos), fundamentados na aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaída. Estudos também indicam que o apoio da família no processo de tratamento do alcoolista contribui com a melhora dos resultados.

MENSAGENS E IMAGENS







Café pode diminuir risco de cirrose alcoólica

Um estudo americano com mais de 125 mil homens e mulheres feito ao longo de 20 anos descobriu que o risco de cirrose alcoólica diminui a cada xícara de café bebida por dia.

O estudo liderado pelo Dr. Arthur Klatsky para a Divisão de Pesquisa da Kaiser Permanente foi publicado pela revista médica Archives of Internal Medicine.

Foi descoberto que beber menos de uma xícara de café por dia reduz o risco de cirrose alcoólica em 30%; de uma a três xícaras em 40%; e quatro ou mais xícaras em 80%.

Houve também uma redução não-significativa no aparecimento de outros tipos de cirrose - não associadas com álcool - em pacientes que bebiam café.

domingo, 9 de setembro de 2012

MENSAGEM - FAMÍLIA


RADIOGRAFIA DA COCAÍNA NO BRASIL


A QUÍMICA DO CIGARRO


IMAGEM


MENSAGEM


EFEITOS DAS DROGAS EM SITUAÇÕES DO DIA A DIA


EFEITOS DO DEPENDÊNCIA QUÍMICA


Poucos alcoólatras percebem que precisam de ajuda

Relatório divulgado pelas autoridades de saúde norte-americanas mostra que a maioria dos alcoólatras não percebe que precisam de ajuda e não acredita que o tratamento possa ajudá-los.
Produzido pelo Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA), o estudo mostra que 7,4 milhões de adultos, com idade entre 21 e 64 anos, tem se tratado da dependência de álcool, mas apenas 7,8% admitem precisar de tratamento e 1,2% deles acreditam que possam se recuperar totalmente.
Os resultados da pesquisa destacam a necessidade de aumentar a conscientização dos adultos com problemas de consumo e desenvolver maneiras de identificar, enfrentar e ajudar alcoólatras a começar o tratamento. Pessoas dependentes de álcool não conseguem abandonar a bebida e nem reduzir a quantidade ingerida. Com isso, surgem problemas de ordem emocional e de saúde, além de transtornos sociais na relação de trabalho, familiar e com amigos.
Pamela S. Hyde, uma das administradoras do SAMHSA, diz que o estudo aponta o número grande de norte-americanos que não se trata da dependência e que não acreditam na eficácia do tratamento. “As pessoas, amigos e familiares claramente precisam de ajuda e apoio no enfrentamento e fazer algo sobre o problema. Sem ajuda, o alcoolismo pode ser fatal”, completa.

Lindsay Lohan - Fama e Destruição










sexta-feira, 31 de agosto de 2012

IMAGEM


IMAGEM


Álcool na família está na rotina dos adolescentes que bebem demais

  Pesquisa realizada pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), do governo do Estado de São Paulo, aponta que metade dos adolescentes paulistanos que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas tem como alcoólatras na família o pai ou mãe. O levantamento tem como base os atendimentos realizados entre 2002 e 2009, na Capital, com jovens que apresentaram sintomas preocupantes quanto ao uso de bebida alcoólica. Foram ouvidos 512 pacientes entre 12 e 17 anos, 86% do sexo masculino.

domingo, 12 de agosto de 2012

REFLESÃO - O DIAMENTE

"Muitas vezes desejaríamos que as drogas simplesmente não existissem", principalmente quando vemos pessoas a quem amamos sofrendo e nos fazendo sofrer por estarem envolvidas com drogas.
Entretanto, elas existem. O que podemos fazer é tentar evitar que as pessoas se envolvam com essas substâncias.
Os que já se envolveram, podemos ajudá-los!
Um rei possuía um valioso diamante, um dos mais raros e perfeitos do mundo. Um dia o diamante caiu de grande altura e um arranhão estragou sua face.
O rei chamou os melhores peritos para que tentassem corrigir a imperfeição, mas todos concordaram que não poderiam retirar o arranhão sem cortar fora uma boa parte da superfície, assim reduzindo o peso e o valor do diamante.
Finalmente apareceu um artesão, não tão famoso, e garantiu,
- Tenho muito observado o maior artesão de todos e, com ele, muito aprendi. Posso lhe garantir que saberei reparar o diamante sem reduzir seu valor.
Sua confiança era tanta que, convencido, o rei entregou o diamante ao homem.
Depois de alguns dias, o artesão retornou com o diamante ao rei, que ficou surpreso ao descobrir que o feio arranhão tinha desaparecido e em seu lugar fora entalhada uma bela rosa.
O arranhão anterior tinha se tornado o talo de uma rara flor!
O rei, empolgado, falou ao artesão,
- Que belo trabalho, que ótima idéia. Diga-me, quem é este grande artesão que é seu mestre?
E o artesão respondeu,
- Deus, o artesão da vida. Deus está sempre, se permitimos, transformando nossos arranhões em algo de belo!

7 PASSOS


O GAC DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DOS PAIS!!!

O MUNDO COMEÇA A SER MUDADO PELO INDIVÍDUO
HONRAR SUA PALAVRA
CORRETO COM QUEM SE RELACIONA
GRATO COM QUEM O AJUDA
HONESTO NO SEU TRABALHO

SE UM FILHO NÃO PUDER SE ESPELHAR, SE ORGULHAR, CONFIAR DE UM PAI, DE QUEM ELE VAI TER TUDO ISSO?
FAMÍLIA NÃO APRENDE ESCUTANDO
FAMÍLIA APRENDE VENDO
AS ATITUDES SÃO IMPORTANTES PARA QUEM TE OBSERVA

SER LIVRE NÃO É FAZER O QUE VC QUER
É VOCÊ CONSEGUIR FAZER O QUE É MELHOR PARA VOCÊ
A MELHOR LIBERDADE EH QD VC SE LIVRA DO QUE TE FAZ MAL

Vigie seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Vigie suas palavras; elas se tornam ações.
Vigie suas ações; elas se tornam hábitos.
Vigie seus hábitos; eles formam seu caráter.
Vigie seu caráter; ele se torna seu destino.

O MAIOR É O QUE ESTA EM NÓS
O MAIOR, O MAIS FORTE PREVALECE!

AS PESSOAS FELIZES NÃO TEM AS MELHORES COISAS
ELAS FAZEM AS COISAS QUE ELA TEM SEREM MELHORES

NÃO É PRECISO MOSTRAR BELEZA AOS CEGOS
NEM DIZER A VERDADE AOS SURDOS
BASTA NÃO MENTIR PARA QUEM TE ESCUTA
NEM DECEPCIONAR OS OLHOS DE QUEM TE VÊ.

SER FELIZ EH DEIXAR DE SER VITIMA
E SER AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA

domingo, 15 de julho de 2012

RESUMO DA NOSSA REUNIÃO DO DIA 13.07.2012


AND.... "O ÁLCOOL ANTES DE MATAR, APODRECE O DOENTE"

WIL... "O PRIMEIRO MAIOR PROBLEMA DO DOENTE É ASSUMIR QUE É UM ALCOÓLATRA"

SIQ... "QD O DOENTE BEBE ELE PASSA A SER OUTRA PESOA, EU ME TORNAVA AUSENTE, DESTRATAVA AS OUTRAS PESSOAS, ATÉ OS ANIMAIS"

Z.WIL... "HJ EU OUÇO AS CONVERSAS DAS PESSOAS ALCOLIZADAS E ME VEJO NELES E VEJO COMO EU COMETIA BOBAGENS"

A.T. "A DOENÇA PROGRIDE DE UMA FORMA QUE VC NAO NOTA. NÃO NOTA E NEM ASSUMI."
    ...¨QUANDO É JOVEM AINDA, NAO PERCEBE QUE É DOENTE E DEPOIS... QUANDO É MAIS VELHO, ACHA QUE JÁ PERDEU MUITO TEMPO. A MELHOR IDADE DE PARAR COM AS COISAS RUINS É QUANDO ESTA COMEÇANDO" (NO ENTANTO, NUNCA É TARDE)



JON... "O ERRO DA MIDIA É ASSOCIAR O ÁLCOOL A BELEZA, AO PODER, A FELICIDADE... ENFIM, APENAS AS COISAS BOAS"
   ...¨DEPOIS DO PRIMEIRO GOLE, O ALCOÓLICO PARTE PARA O INFINITO."

FLAV... "NÓS TEMOS QUE SER EXEMPLO PARA OS NOSSOS FILHOS"

J.A... "O SER HUMANO TEM UMA NATUREZA DE ETERNA INSATISFAÇÃO, TEMOS QUE PROCURAR TER PRAZER NAS PEQUENAS COISAS DA VIDA" 
  
VENHA FAZER PARTE DA NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO
QUE ESTA CADA SEMANA MELHOR
TODAS AS SEXTAS DAS 20H AS 22H
ESTAMOS TE AGUARDANDO.

A LEI SECA


A Lei 11.705, conhecida como “Lei Seca”, estabelece que não é permitido dirigir após exceder o limite de 0,2 mg de álcool por litro de sangue. Na realidade, a tolerância é zero, já que se você tomar apenas uma dose e quiser voltar para casa deve chamar um táxi ou pegar uma carona com quem não bebeu. Se ingerir o equivalente a duas ou três doses e conduzir um veículo, não é apenas infração: é crime de trânsito.

Todo motorista que se envolver em algum acidente ou que for alvo de fiscalização, sob suspeita de dirigir sob a influência de bebida alcoólica, será submetido a testes de alcoolemia para verificar a presença dela no sangue.

Existem três maneiras para se realizar essa medição. A mais conhecida é o bafômetro, equipamento que revela a presença e a quantidade de álcool no organismo a partir do ar expelido pelos pulmões. A outra é o exame clínico, que identifica sinais de embriaguez por meio da observação de notórios sinais classificados pela Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. A análise de sangue em laboratório é mais uma forma para medir a alcoolemia.

Penalidades

Para garantir o cumprimento da Lei Seca, a infração é considerada gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito (CTB). As penalidades são rígidas e variam de acordo com a gravidade. São elas:

Multa: valor de R$ 957,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e suspensão do direito de dirigir por 1 ano;

Medida Administrativa: retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

Detenção: Aqueles cuja dosagem no sangue superar 0,6 mg/l deverão ser presos em flagrante. As penas poderão variar de seis meses a três anos de cadeia, sendo afiançáveis por valores entre 300 e 1.200 reais. Os infratores perderão ainda o direito de dirigir por um ano. O condutor que atingir o limite de 0,3 mg/l também comete crime de trânsito.

MENSAGEM


sexta-feira, 13 de julho de 2012


Durante a Gravidez

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação pode trazer conseqüências para o recém-nascido, e, quanto maior o consumo, maior o risco de prejudicar o feto. Dessa forma, é recomendável que toda gestante evite o consumo de bebidas alcoólicas, não só ao longo da gestação, como também durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebê através do leite materno.
Cerca de um terço dos bebês de mães dependentes do álcool, que fizeram uso excessivo dessa droga durante a gravidez, é afetado pela “síndrome fetal pelo álcool”. Os recém-nascidos apresentam sinais de irritação, mamam e dormem pouco, além de apresentarem tremores (sintomas que lembram a síndrome de abstinência). As crianças gravemente afetadas, e que conseguem sobreviver aos primeiros momentos de vida, podem apresentar problemas físicos e mentais que variam de intensidade de acordo com a gravidade do caso.

RECADO 13/07/20120 SEXTA

HOJE É Sexta-Feira, 13 de Julho
ESTAMOS TE AGUARDANDO HOJE EM NOSSA REUNIÃO
AS 20H.

ALEGRIA EM SER VOCÊ

Ninguém pode viver a sua vida por você; Essa é a sua maior responsabilidade e também a sua melhor oportunidade. Mark Twain

Seus sonhos, desejos, paixões, opiniões, preferências e interesses são seus por uma razão. Foi Deus que o criou o ser singular chamado você. Não existe ninguém igual a você neste mundo. Você é mesmo essencialmente singular.

...pela graça de Deus sou o que sou I Corintios 15:10

MENSAGEM


MENSAGEM


terça-feira, 10 de julho de 2012

RESUMO DA NOSSA REUNIÃO DO DIA 06.07.2012


C.A. - O primeiro passo é evitar o primeiro gole e se afastar dos antigos amigos de bar

J.A. - Para eu ter uma caminhada digna, eu precisava me livrar do álcool e depois cuidar das outras áreas que o álcool destroi.

G.L. - O alcoólatra não tem raciocínio lógico, mas ele acha que tudo está normal, mas quem eta em volta de dele percebe isso.

K. - O doente tem que entender que seus familiares precisa de tempo para se curar do que passou e o familiar também tem que entender que o amor tem que ser imediato, independente do tempo que a pessoa bebeu.

 J - O fundo do poço é altamente subjetivo, cada um tem o seu fundo de poço.
    - Tive alegrias com a bebida, mas os desabores, as tristesas são infinitamente maiores do que as alegrias.

A - Para mim não há tempo, para mim o que importa é o HOJE.

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO
TODAS AS SEXTAS DAS 20H AS 22H
ESTAMOS TE AGUARDANDO.

MENSAGEM


SAIBA COMO AJUDAR A ORIENTAR O JOVEM


Saiba como ajudar a orientar o jovem

Se de um lado o adolescente quer aprender a lidar com as pressões dos amigos, de outro os pais procuram respostas sobre como evitar que essas situações influenciem seus filhos a terem comportamentos inapropriados, como a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso ou a experimentação antes dos 18 anos. Confira as dicas do neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha sobre como lidar com a questão.

- “É preciso acompanhar de perto para saber com quem anda, conhecer os amigos, mas sem adotar uma postura invasiva, que seria, por exemplo, colocar um detetive para verificar o que faz, ou ficar escondido e escutar a conversa ao telefone”;

- “Se o filho ou filha tiver mais de 18 anos não deixar que associe bebida alcoólica com direção. Se o pai ou a mãe assumir a responsabilidade de levar e buscar na balada, tem a oportunidade de conhecer os amigos e interagir com eles. Pode ser difícil acordar na madrugada, mas o retorno positivo é muito importante. É possível participar da conversa e, se for o caso, intervir”;

- “Se perceber que o jovem consome bebida alcoólica antes de completar a maioridade, ou após os 18 anos de forma abusiva, mude algumas regras como, por exemplo, não empreste o carro, não forneça dinheiro ou restrinja os períodos de saída de casa. Converse com ele, esclarecendo o que se espera dele e busque orientação profissional, se for o caso. Deixe claro o porquê das restrições para que seu filho mude de comportamento, caso contrário ele não terá os benefícios que tinha antes”.

JOVENS E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA


Influência de amigos pode levar ao consumo exagerado

Muitos cedem à pressão do grupo para poder se integrar. 

É grande a influência exercida pelos amigos na fase da adolescência e juventude. Seja na maneira de vestir, nos lugares onde frequentar, o que assistir na TV ou ouvir no Mp3. A decisão em consumir bebidas alcoólicas pode vir, muitas vezes, da persuasão da turma.

O adolescente pode decidir ingerir bebida alcoólica com o intuito de se integrar socialmente?
A dificuldade em colocar sua opinião perante os amigos e interagir em alguns momentos faz com que ceda às pressões para poder participar e se sentir parte da turma. É um comportamento inadequado, porque na realidade ele deveria ter habilidade de fazer isso por ele mesmo, sem recorrer a qualquer substância.

Mas ingerir bebida alcoólica realmente facilita a socialização?
O álcool, na realidade, atrapalha porque o jovem pode desenvolver uma dependência para poder se incorporar socialmente. O ideal é que a socialização ocorra de forma natural e saudável. A necessidade de ingerir álcool para perder a inibição e se integrar revela também um comportamento relacionado a um problema de ansiedade do jovem, que precisa ser tratado.

E qual postura o adolescente deve adotar se estiver se sentindo pressionado a ingerir bebida alcoólica?
É importante que, em primeiro lugar, ele saiba escolher bem o grupo que quer fazer parte e estar pronto para dizer não. A habilidade social deve implicar em não magoar o outro, mas, ao mesmo tempo, não contrariar seus ideais. Outra alternativa é, se for o caso, buscar outras turmas.

PENSE BEM ANTES DE INGERIR BEBIDA ALCOÓLICA SE ESTIVER TOMANDO ALGUM MEDICAMENTO


Abrabe

A dúvida em misturar remédios com bebidas alcoólicas é recorrente. Em fóruns na Internet relacionados à saúde, por exemplo, o tema está presente em muitos relatos. A associação é realmente arriscada e pode sim trazer prejuízos tanto para a saúde quanto para o tratamento. Isso acontece porque quase todos os fármacos alteram o funcionamento do fígado, órgão que, entre outras coisas, possui importante ação antitóxica contra determinadas substâncias como bebidas alcoólicas, cafeína e gorduras.

O Sem Excesso entrevistou o farmacêutico José Luiz da Costa, da Polícia Científica do Governo do Estado de São Paulo. Ele explicou o que pode acontecer quando da ingestão de bebidas alcoólicas com os remédios mais consumidos pela população: antibióticos, analgésicos e psicotrópicos.

Qual o risco de associação com antibióticos?
O álcool pode inibir ou potencializar sua ação, principalmente nos mais potentes, usados em infecções resistentes. Isso ocorre porque esses antibióticos têm ação nefrotóxica, ou seja, atuam no rim, e hepatotóxica, no fígado, assim como o álcool. Por conta disso, quando o tratamento é voltado principalmente para uma enfermidade mais severa, o médico recomenda que nenhuma gota deva ser ingerida. Entretanto, o efeito não é cortado, como muitos acreditam.

Analgésicos são muito consumidos em todo o mundo. O que pode ocorrer se uma pessoa tomar um medicamento para aquela dorzinha de cabeça e, em seguida, consumir bebida alcoólica na balada?
Se ingerir na dose certa e se o uso for isolado, ou seja, ocasional, o risco de interação é pequeno. A situação muda quando estamos falando de alguém que já tenha algum comprometimento hepático ou que seja um etilista crônico. Nesse caso, o problema no fígado pode sim ser agravado.

O uso de psicotrópicos, como antidepressivos e ansiolíticos, por exemplo, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Quem faz este tipo de tratamento, que geralmente tem duração de longo prazo, pode ingerir bebida alcoólica?
Os psicotrópicos atuam no sistema nervoso central e o consumo concomitante de álcool causa dois problemas: além de comprometer a eliminação do fármaco, também interfere na sua eficiência. Assim como o álcool, um ansiolítico, por exemplo, reduz a atividade em determinadas regiões do cérebro. Isso quer dizer que a associação entre eles pode potencializar ou trazer algum efeito aditivo
.

sábado, 30 de junho de 2012

RESUMO DA NOSSA REUNIÃO DO DIA 29.06.12

M.C. ... - Alcoolismo não é safadesa, é doença.

J.A. ... - Alcoolismo é uma doença que há meio de tratar. Depende de nós. Então por que não ajudar... por que não tratar...

G.L. ... - O Acoólatra acha que todo mundo é o problema e ele não. Essa é a fase da negação. ele não gosta de ouvir, ele só gosta de falar. Eu agradeço a Deus por minha família não ter desistido de mim.

R.S. ... - Infelizmente quando a gente não compartilha com os ostumes (vícios) de um determinado grupo, vicios esses considerados como atos comuns, a gente é tachado como careta, chato...

A.L. ... - Na reunião é onde você houve a sua história na boc de outra pessoa. 

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO
TODAS AS SEXTAS DAS 20H AS 22H
ESTAMOS TE AGUARDANDO.

EXAGEROS NA TERCEIRA IDADE


Idosos e bebidas alcoólicas

A população brasileira com mais de 60 anos soma mais de 18 milhões de habitantes, equivalente a 12% dos brasileiros, de acordo com o último Censo de 2010. Com a expectativa de vida cada vez maior, acima dos 72 anos, atingir à maturidade com mais qualidade de vida é um assunto amplamente discutido.

Como se sabe, a chegada à terceira idade traz consigo algumas limitações sobre o corpo. Por isso, os excessos de toda a ordem, inclusive o doconsumo de bebidas alcoólicas, também não devem integrar essa fase da vida. As alterações nos reflexos, na visão e audição deixam os idosos sob o risco de quedas e outros tipos de acidentes.

Outro ponto que requer atenção é a ingestão de bebidas alcoólicas concomitante com medicamentos habituais na maturidade, “o uso de bebidas alcoólicas junto com medicamentos, como os de pressão arterial ou diabetes, irá neutralizar os efeitos terapêuticos dos remédios, trazendo dificuldade ao médico no ajuste de doses”, explica a geriatra Suria Ahmad Mohamad.

Com todos esses anos a serem bem vividos, a postura de ultrapassar limites precisa ser pensada desde cedo para se aproveitar ao máximo a fase da maturidade. Para a geriatra “ter uma vida saudável na juventude servirá para que se colha excelentes frutos na terceira idade, tudo com moderação”. A prática de atividades físicas regulares e apropriadas para a idade, participação em um grupo com algum interesse em comum (viagens, bailes, leitura, carteado etc), ter bons hábitos alimentares e não exceder, inclusive no consumo de bebidas alcoólicas, irá proporcionar um envelhecimento mais saudável.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

IMAGEM


O ALCOOLISMO E O TRABALHO.


As doenças alcoólicas não têm uma causa única; elas dependem de um conjunto de fatores de ordem individual (caráter, temperamento, tendências psicológicas, etc.), de ordem social (família, educação, situação social e profissional, costumes e tradições) e ainda de ordem econômica (ligado à produção e comercialização das bebidas alcoólicas).
As condições de trabalho que fazem parte das causas de alcoolização são, entre outras, as seguintes:
- profissões ou funções que exigem numerosos contactos com o público, levando ao alcoolismo por envolvimento
- condições físicas de certos trabalhos que provocam sede excessiva, como sejam, ambientes demasiado secos, quentes, poluídos, etc., ou tarefas que exigem grande esforço físico
- profissões que provocam fadiga mental ou física dado o ritmo de desgaste intenso a que o trabalhador está sujeito- trabalhos por turnos, horários desencontrados da família e dos colegas, ausências freqüentes- trajetos longos e repetidos trabalho - casa- mau ambiente de trabalho, inadaptação e falta de motivaçãoOs comportamentos de risco do trabalhador alcoolizado são, nomeadamente:- diminuição dos reflexos- alterações da visão, da audição e do equilíbrio- modificação da percepção do espaço (distâncias, alturas, velocidades, etc.)- redução significativa da memória (esquecimento de normas de segurança e de trabalho)- aumento da agressividade para com os colegas e para com o próprio- impaciência e intolerância- aumento de acidentes laborais- elevada taxa de absentismo e ou doença- envelhecimento prematuroÉ de salientar que o álcool é tão tóxico para os trabalhadores manuais como para os dos serviços. Ao contrário do que habitualmente se pensa o álcool não dá força e, além disso, um organismo intoxicado com álcool está mais vulnerável a certos solventes, pesticidas e inseticidas organofosforados, bem como a numerosos metais e radiações ionisantes.


domingo, 24 de junho de 2012

RESUMO DA NOSSA REUNIÃO DO DIA 22.06.12


MOTIVOS PARA COMEMORAR...
*** A.T.... 09 MESES SEM BEBER.
*** COSMINHO... GANHOU SUA FICHA DE 29 ANOS.
                                                  PARABÉNS A AMBOS!!!

VAMOS ORAR PELA RECUPERAÇÃO DOS NOSSOS AMIGOS CLAUDIO E GIOVANNI QUE ESTÃO HOSPITALIZADOS.

J.B... "EU SOU UM ALCOÓLATRA FELIZ SEM O PRIMEIRO GOLE HÁ 18 ANOS"

M.C... "O ALCOOL É O GERME DA MORTE"

WIL... "O ALCOÓLATRA ACHA Q TODO MUNDO ESTÁ ERRADO E SÓ ELE ESTÁ CERTO"
..." EU ME ORGULHO MUITO DE SER UM ALCOÓLATRA, TALVEZ SE EU NÃO TIVESSE ORGULHO DISSO EU TIVESSE FAZENDO AS MESMAS COISAS DE ANTES.

A.T... "NAS REUNIÕES EU APRENDO A FALAR E A ESCUTAR"

L.J... " O QUE EMBRIAGA NÃO É O LITRO DE CACHAÇA, NEM O LITRO DE WHISKY E SIM O PRIMEIRO GOLE"

J.A... " PARAR DE BEBER NÃO É UM MÉRITO, E SIM O RESGATE DA DIGNIDADE"

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO
TODAS AS SEXTAS DAS 20H AS 22H
ESTAMOS TE AGUARDANDO.






IMAGEM AMY


IMAGEM - CARNAVAL


IMAGEM - STOP