
A população brasileira com mais de 60 anos soma mais de 18 milhões de habitantes, equivalente a 12% dos brasileiros, de acordo com o último Censo de 2010. Com a expectativa de vida cada vez maior, acima dos 72 anos, atingir à maturidade com mais qualidade de vida é um assunto amplamente discutido.
Como se sabe, a chegada à terceira idade traz consigo algumas limitações sobre o corpo. Por isso, os excessos de toda a ordem, inclusive o doconsumo de bebidas alcoólicas, também não devem integrar essa fase da vida. As alterações nos reflexos, na visão e audição deixam os idosos sob o risco de quedas e outros tipos de acidentes.
Outro ponto que requer atenção é a ingestão de bebidas alcoólicas concomitante com medicamentos habituais na maturidade, “o uso de bebidas alcoólicas junto com medicamentos, como os de pressão arterial ou diabetes, irá neutralizar os efeitos terapêuticos dos remédios, trazendo dificuldade ao médico no ajuste de doses”, explica a geriatra Suria Ahmad Mohamad.
Com todos esses anos a serem bem vividos, a postura de ultrapassar limites precisa ser pensada desde cedo para se aproveitar ao máximo a fase da maturidade. Para a geriatra “ter uma vida saudável na juventude servirá para que se colha excelentes frutos na terceira idade, tudo com moderação”. A prática de atividades físicas regulares e apropriadas para a idade, participação em um grupo com algum interesse em comum (viagens, bailes, leitura, carteado etc), ter bons hábitos alimentares e não exceder, inclusive no consumo de bebidas alcoólicas, irá proporcionar um envelhecimento mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário