O GAC é um Ministério cristão que tem como objetivo ajudar pessoas dependentes do álcool e de outras drogas, através da troca de experiências vividas. Acolhe qualquer pessoa, independente da opção religiosa.Tem o propósito de restaurar vidas, e fortalecer a família do dependente. Todas as Sextas das 20 às 22h / Tel. 81 - 9974-5818 TIM / 8535-2607 OI - EMAIL: gac-episcopal@bol.com.br - FACE - http://www.facebook.com/GacGrupoDeApoioCarismatico - Igreja Episcopal do Espinheiro - 81 - 3221-0994
domingo, 22 de abril de 2012
REAÇÕES DA FAMÍLIA
A maneira de viver do alcoólico afeta a sí próprio e a familia. As tensões e a insegurança ocasionadas pelo seu comportamento, influenciam todos e deterioram o ambiente familiar.
dúvidas, desconfianças
Muitos membros da familia desconfiam do doente alcoólico. Isto leva a numerosos confrontos e conflitos, independentemente do fato de se beber ou não. Estas desconfianças permanentes são desmoralizadoras.
insegurança
Os doentes alcoólicos são frequentemente negligentes no que diz respeito às responsabilidades familiares e sentimentos para com à familia. O seu comportamento põe também em risco, o emprego e a economia familar. Este fato é causa de grande insegurança.
medo
Uma familia que luta com dificuldades imprevisiveis, vive um clima de stress e de medo. Medo que o DOENTE regresse à noite, de novo embriagado, arriscando-se a um acidente de condução ou irritado e violento. Medo de que a familia se divida.
sentimentos de culpaA família sente-se por vezes responsável pela alcoolização do DOENTE. Cada um pensa secretamente que " se eu fosse simpático, mais calmo para com ele, ele beberia seguramente menos...".
desilusão
As pessoas alcoólicas não são capazes de cumprirem as suas promessas. Assim, também a família não se ilude, não esperando outra coisa do DOENTE.
solidão, isolamento
A lei do silêncio impõe a família não se pronunciar em conjunto, acerca do problema do álcool. A comunicação fica perturbada e cada um fica sózinho face às suas angústias.
vergonha
O sentimento de vergonha leva à família a evitar oa lugares onde possam ser vistos com o familiar alcoólico, este pode, de fato, ter um comportamento vexante sempre que bebe, o que perturba profundamente a sua família. Esta vergonha vai também impedir à procura de ajuda no exterior.
cólera, rancor
Os DOENTES alcoólicos exigem demasiado das suas famílias: paciência, coragem e persistência. A cólera, a frustração e rancor aparecem. A unidade da família está em perigo.
sofrimento, dor
É particularmente doloroso para os familiares, ver quem amam, modificar-se por causa do álcool. Mais ainda, se os esforços para o ajudarem, as conversas havidas não tiverem qualquer efeito, levando ao afastamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário